Programa Nutrição

programa crescer

Seja solidário você também!

Doe Agora!

Alimentando a boa educação nutricional

O Programa Nutrição tem como objetivo principal garantir o acesso à alimentação saudável a todos os beneficiários dos programas da Liga Solidária, fornecendo refeições balanceadas a fim de suprir as necessidades de cada faixa etária durante o período em que frequentam os programas. Todos os anos são realizadas avaliações antropométricas, que permitem medir o estado nutricional das crianças, jovens e adultos atendidos.

As ações pautadas nos indicadores de saúde devem combinar três vertentes de atuação: incentivo, proteção e apoio*:

As medidas de incentivo difundem informação, promovem práticas educativas e motivam os indivíduos para a adoção de práticas saudáveis.
Na prática: ações educativas desenvolvidas nos programas, no cotidiano das crianças atendidas no Programa Primeira Infância, no ambiente de trabalho, além das atividades de sensibilização e mobilização para a adoção de hábitos saudáveis.

As medidas de apoio tornam mais factível a adesão a práticas saudáveis por coletividades e indivíduos informados e motivados.
Na prática: fornecimento de alimentação saudável para os Programas Idosos, Qualificação Profissional, Primeira Infância, Crianças e Adolescentes e colaboradores da Liga.

As medidas de proteção impedem que coletividades e indivíduos fiquem expostos a fatores e situações que estimulem uma prática não saudável.
Na prática: palestras educativas realizadas nos programas sobre temas atuais como imagem corporal, padrão estético imposto pela mídia, entre outros.

nutrição

 

 

* Cadernos de atenção básica nº 12 – Publicação do Ministério da Saúde, 2006.