Programa Famílias

programa famílias

Seja solidário você também!

Doe Agora!

Conveniado à Prefeitura de São Paulo – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e com a Secretaria Municipal de Educação (SME).

Articulando as relações familiares e comunitárias

O Programa Famílias é um programa de fortalecimento das relações familiares e comunitárias, com atividades e projetos desenvolvidos e organizados a partir das demandas sociais apresentadas pelas famílias que frequentam o EDD e pela comunidade do distrito Raposo Tavares.

São três frentes de atuação:

  • Atendimento Psicossocial: desenvolve atendimento personalizado e atividades de orientação e encaminhamento nas áreas da saúde, educação, jurídica, benefícios sociais, entre outros serviços.
  • Formação e Capacitação: promove a ampliação do universo de conhecimento e das relações socioemocionais dos participantes e abrange diferentes ações como terapia comunitária, atendimento em terapia familiar, oficinas de formação no enfrentamento à violência doméstica, oficinas de artesanato, horta-escola-comunitária, entre outros.
  • Relações Sociais e Comunitárias: participação e articulação comunitária nos fóruns, debates, conselhos de organizações comunitárias e o fortalecimento de redes, como a Rede Butantã, Rede Comunitária, Fóruns de Assistência Social, comissão local, etc.

Promove o fortalecimento, a emancipação e a inclusão social de 900 famílias em condições vulneráveis. Visa fortalecer o convívio social e a participação comunitária no bairro, estimulando a economia solidária e promovendo o fortalecimento e a autonomia da família.

O Programa Família conta com agentes de proteção social que visitam mensalmente as famílias atendidas para levantar as necessidades de cada uma.

 

famílias