Qualificação Profissional

qualificacao profissional

Seja solidário você também!

Doe Agora!

Centro de Desenvolvimento Social e Produtivo para Adolescentes e Jovens (CEDESP).
Conveniado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).

Educando jovens para o mercado de trabalho.

O Programa Qualificação Profissional (QP) oferece capacitação técnica e preparo de jovens a partir de 15 anos para o mercado de trabalho. Seus cursos têm duração de 11 meses, com carga horária de 880 horas, de acordo com a Classificação Brasileira de Ocupação (CBO). Desde 1995, já formou mais de 2.500 pessoas nos cursos de Cabeleireiro e Manicure, Gastronomia, Assistente Administrativo e Suporte Técnico em Informática, estes dois com certificação do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

Três são os principais focos do trabalho com os jovens: autonomia, competência e solidariedade, que criam oportunidades para serem os protagonistas da própria vida. Os alunos participam de atividades externas, que permitem aproximá-los do ambiente de trabalho. É o momento de ver a prática da teoria aprendida em sala de aula.

A capacitação técnica e as atividades complementares, aliadas ao desenvolvimento de atitude e criatividade na busca de inovações, fazem com que o programa apresente altos índices de empregabilidade. Isso porque há um monitoramento de quem foi empregado, com o objetivo de estabelecer contatos, fortalecer as parcerias com as empresas e obter informações importantes para adequações curriculares, além de conseguir subsídios para avaliação dos cursos.

Em parceria com a Liga, o SENAC mantém o Programa Educação para o Trabalho (PET), no espaço físico do QP, em que é responsável pela metodologia, corpo docente, recursos pedagógicos e pela certificação, e a Liga, pelo espaço, alimentação e demanda de alunos.